segunda-feira, 30 de março de 2020

Educação Financeira para te salvar!

É muito comum em nossos relacionamentos sociais, encontrarmos pessoas que enfrentam dificuldades em lidar com suas finanças pessoais. Tal fato pode gerar problemas de relacionamento profissional e familiar e até mesmo como indivíduo.
A questão é que não faz parte da cultura do brasileiro em geral aprender a lidar com seu próprio dinheiro e essa falta de conhecimento gera descontrole, insegurança e algumas vezes desespero.




Qual brasileiro nunca ouviu a frase: "Estou vendendo o almoço para comprar o jantar" ? (sempre achei essa frase bem estranha...)
Mas realmente esta é a realidade da grande e maciça maioria da população brasileira!
Sempre tirando "daqui" para colocar "ali" e rebolando com aquele jogo de cintura que só o brasileiro tem para poder fechar as contas no fim do mês ou as vezes para pagar pelo menos o essencial para se manter.


Pensemos em uma criança de cinco anos que acabou de ganhar uma moeda de R$ 0,50 centavos de sua mãe... 
Se você chegar até ela e oferecer uma moeda de R$ 0,25 centavos em troca da moeda que ela tem muito provalmente ela irá aceitar, afinal a moeda de que você oferece além de ser bem maior do que a dela tem cor de ouro e fará seus olhinhos inocentes brilharem!


A criança aceita a troca e fica muito satisfeita por desconhecer o real valor do dinheiro.

Muitas pessoas mesmo depois de adultas as vezes se comportam como crianças de apenas cinco anos quando se trata de finanças, pois ela simplesmente desconhece o valor do seu próprio dinheiro e acaba se atropelando com seus compromissos financeiros e até mesmo se tornando um consumista desenfreado.

Ministrei aulas por três longos anos de Empreendedorismo e Educação Financeira para crianças do ensino fundamental 1 e 2 (entre 6 e 14 anos) e durante essa experiência pude constatar a importância que existe em aprendermos desde pequenos a valorizar o nosso dinheiro, respeita-lo e usarmos de maneira prudente para sempre nos mantermos senhores de nossas finanças.

Por isso resolvi escrever sobre esse assunto e compartilhar meu conhecimento dando algumas dicas sobre como podemos ensinar nossas crianças se relacionar de forma responsável e saudável com o dinheiro e também em como melhorar nossa própria relação com as finanças.

Para iniciar, tenho cinco dicas preciosas e que são um ótimo pontapé inicial para uma vida de liberdade financeira:


  • Gastar menos do que se ganha - não podemos consumir todo o dinheiro que ganhamos. Parece difícil quando pensamos... realmente é difícil, mas não impossível! Pode levar um certo tempo até alcançarmos esse patamar e para alcança-lo precisamos iniciar e ir se libertando um mês de cada vez;
  • Encarar as finanças sob a perspectiva de um mês de cada vez e fazer um controle do quanto se ganha e quanto se gasta - não devemos fazer planos para o nosso dinheiro como se ele fosse se esticar ou se multiplicar do nada, devemos programa-lo mês após mês fiel e incansavelmente. Essa atitude nos manterá dentro de nossos limites e nos manterá seguros;
  • Planejar suas compras - não podemos consumir por impulso e devemos evitar desperdícios;
  • Pagar as contas em dia - devemos pagar as contas dentro do prazo de vencimento para evitar desperdiçar dinheiro com multa e encargos desnecessários e se temos dívidas é preciso estabelecer uma estratégia para eliminá-las o quanto antes; e por fim
  • Economizar - economizar no sentido de fazer uma reserva de segurança.

Esta foi a primeira de muitas postagens sobre Educação Financeira que pretendo realizar.

Espero que tenham gostado e fiquem a vontade para comentar...

Até a próxima! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

botton